postado em 25/04/2008 15:53
O grupo Oi anunciou a aquisição da Brasil Telecom por R$ 5,863 bilhões, na conclusão do negócio mais aguardado pelo mercado nos últimos meses. O valor ficou acima de algumas estimativas que já circulavam pelo mercado, em torno de R$ 4,8 bilhões.
Em comunicado hoje pela manhã, a holding Telemar Participações, que detém a operadora Oi, já havia adiantado que a conclusão e o consequente anúncio da operação, poderia ser nesta sexta-feira (25/04). Há pelo menos cinco meses circulam notícias sobre as negociações entre os executivos e advogados das duas empresas, que pode dar fim a um dos maiores imbróglios empresariais do país.
Anatel
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou que ainda não foi notificada da operação de compra da Brasil Telecom pela Oi, fechada hoje, e não irá se pronunciar. A agência explicou que não há prazo para que a compra seja comunicada à Anatel, mas que a operação não poderá ser efetivada enquanto a agência não dar seu aval.
Está em estudo na agência mudanças no PGO (Plano Geral de Outorgas), que atualmente proíbe a compra de uma operadora por outra de região diferente. A tendência é que o plano seja modificado e que essa restrição seja retirada do documento.
O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), por sua vez, informou que ainda não recebeu nenhuma documentação relativa à operação. De acordo com a assessoria, as empresas têm até 15 dias úteis após o anúncio da operação para enviar ao Cade a documentação relativa ao ato de concentração.