postado em 26/04/2008 15:21
A justiça americana investiga o banco Wachovia e outras companhias financeiras do país como parte de um inquérito que apura denúncias de lavagem de dinheiro, que implicaria casas de câmbio do México e da Colômbia, informou neste sábado a edição eletrônica do Wall Street Journal.
Vários bancos, entre eles o Wachovia, estão na mira de investigadores federais por transações financeiras que os vinculam à casas de câmbio, suspeitas de lavagem de dinheiro procedente do tráfico de drogas, segundo fontes ligadas do caso citadas pelo jornal.
Consultado pelo jornal, o Wachovia informou que coopera plenamente com os investigadores. O banco estaria também discutindo com o Departamento de Justiça sobre uma reforma de seu sistema de controle das transações, com a possibilidade de um acordo extrajudicial.
A justiça americana investiga este caso há vários meses. O Wachovia e outros bancos americanos afetados começaram no final de dezembro a romper seus vínculos com várias casas de câmbio mexicanas. Acordos extrajudiciais já permitiram colocar um fim em algumas investigações, de acordo com o jornal.
Estas casas de câmbio têm uma forte atividade devido aos intercâmbios financeiros entre os imigrantes latino-americanos nos Estados Unidos e seus países de origem.