postado em 28/04/2008 20:37
A Kraft Foods Brasil e a Sadia oficializaram nesta segunda-feira (28/04) a criação de uma joint-venture para produzir e comercializar queijos processados no mercado brasileiro. A nova empresa ficará em Curitiba e contará com administração e governança corporativa próprias.
O negócio representa um investimento inicial total da ordem de R$ 30 milhões. A Kraft, que terá participação majoritária na joint-venture, com 51% de suas ações, contribuirá com instalações fabris e maquinários já existentes em seu complexo industrial na capital paranaense. A Sadia terá 49% da sociedade.
A nova empresa, ainda sem nome definido, comercializará o queijo cremoso Philadelphia, da Kraft, os queijos processados e patês de queijo da Sadia, bem como novos produtos e marcas que serão desenvolvidos no futuro e que poderão chegar aos pontos de vendas atendidos pela Sadia.
"O negócio está totalmente alinhado com a estratégia internacional da Kraft de crescer em mercados chave como o Brasil", afirma Mark Clouse, presidente da Kraft Foods no Brasil.
A expectativa da nova empresa é faturar R$ 40 milhões no primeiro ano de atividades e chegar a R$ 300 milhões dentro de cinco anos. O segmento de queijos processados no Brasil vem registrando crescimento médio de 5% nos últimos anos, segundo dados do Euromonitor.
Hoje, ainda de acordo com o instituto, o mercado total de queijos movimenta R$ 8 bilhões anualmente no país, dos quais cerca de 20% ou R$ 1,5 bilhão são relativos às vendas de queijos processados, espalháveis e não-espalháveis, que serão o foco principal da atuação da joint-venture.