Economia

Dia das Mães: consumidores já foram às compras neste final de semana

;

postado em 05/05/2008 16:44
A Centralização de Serviços dos Bancos S/A (Serasa) registrou crescimento de 4,8% nas vendas do comércio varejista em todo o País no último fim de semana (dias 3 e 4 de maio), que antecede o do Dia das Mães. A alta foi com relação ao mesmo final de semana de 2007. De acordo com Carlos Henrique de Almeida, assessor econômico da Serasa, a ida às lojas foi impulsionada pelas baixas temperaturas do sábado e domingo últimos e pelas promoções e facilidades de crédito oferecidas pelo varejo. "Os shoppings ficaram lotados neste feriado prolongado (de 1º de maio, Dia do Trabalhador). Notamos que quem não viajou aproveitou para ir às compras", afirma Almeida. Segundo a Serasa, fatores como aumento da renda e do emprego formal no Brasil também influíram sobre a ida do consumidor às lojas mais cedo. "As pessoas se sentiram confiantes para comprar até com antecedência", explica. No final de semana antecessor ao do Dia das Mães do ano passado, as vendas cresceram 4,1% com relação a período idêntico de 2006. Última hora As compras de última hora para o Dia das Mães em 2007 - aquelas aquisições feitas no próprio final de semana em que é comemorada a data - tiveram alta de 8,6% com relação a 2006, segundo o Indicador Serasa de Nível de Atividade no Comério. Para este ano, no entanto, não é esperado um crescimento tão significativo. "Além de as pessoas terem saído atrás de presentes mais cedo, a base de comparação é muito alta. O crescimento de vendas no próprio fim de semana do Dia das Mães em 2008 não deve ultrapassar os 4%, 5%", analisa Carlos Henrique de Almeida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação