postado em 06/05/2008 11:29
O presidente da fabricante européia de aviões Airbus, Thomas Enders, não descartou a possibilidade de novos atrasos nas entregas do modelo gigante A380, em entrevista à rádio Deutschlandfunk.
A Airbus estuda atualmente o calendário de entregas do avião, segundo Enders. "Subestimamos a complexidade do desenvolvimento e fabricação do avião gigante, em particular em Hamburgo", disse.
A cooperação entre a fábrica da cidade alemã e Toulouse (sudoeste da França), onde o avião é finalizado, representa várias dificuldades. Atualmente, 2.000 funcionários alemães trabalham em Toulouse para compensar os déficits da fábrica de Hamburgo.
Até o mês passado, a Airbus tinha 196 unidades do A380 encomendados por 17 empresas. Com os 13 A380 que a Airbus deve entregar neste ano a companhia terá em operação 16 unidades do modelo. Atualmente a Singapore Airlines opera três unidades como essas, e deve receber mais uma neste ano, além da australiana Qantas e da Emirates.
Também em abri, a Airbus informou que o Brasil precisará de 332 aviões até 2026, sendo oito A380, o avião gigante com capacidade para até 800 passageiros.
Para a Airbus, os 332 aviões comerciais que o Brasil deve adicionar à sua frota representarão um valor de US$ 32 bilhões. "O Brasil, a maior economia da América Latina, tem levado ao imenso crescimento do tráfego aéreo de passageiros, e isso vai se acentuar nos próximos 20 anos", disse Rafael Alonso, vice-presidente da empresa para a América Latina e Caribe.
Alonso afirmou ainda que a Airbus obteve 61% das encomendas feitas no Brasil nos últimos dez anos. Atualmente, a frota da empresa aqui é de 103 aeronaves comerciais, todos operados pela TAM.