postado em 06/05/2008 18:59
Conforme já havia anunciado, o governo brasileiro continuará leiloando sacas de arroz do estoque público nas próximas semanas, com o objetivo de conter uma disparada de preços do produto. Nesta segunda-feira (5/05) foram vendidas 27.182 toneladas do cereal, de um total de 32.084 toneladas que foram a leilão. Na semana que vem, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) leiloará entre 70 mil e 80 mil toneladas do alimento, conforme nota divulgada nesta terça-feira (6/05).
Na primeira rodada de venda de sacas de arroz do estoque público, ocorrida na segunda, deveriam ter sido leiloadas 55 mil toneladas do produto. De acordo com a Conab, no entanto, problemas operacionais impediram que fosse disponibilizada a quantidade prevista do cereal. O arroz está armazenado no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
De acordo com o diretor de Gestão de Estoques da Companhia de Abastecimento, Rogério Colombini, o Brasil tem arroz o suficiente para abastecimento do mercado interno. A estatal dispõe de 1,3 milhão de toneladas em estoque e estima que produtores tenham aproximadamente 7,5 milhões de toneladas do cereal. A expectativa com os leilões é manter o preço da saca em R$ 28.