postado em 08/05/2008 16:18
Um em cada três sites de venda de passagens aéreas na Europa utiliza publicidade enganosa e práticas desleais contra os consumidores, uma situação que a Comissão Européia, o órgão executivo da União Européia (UE), começou a corrigir com os governos nacionais.
"É inaceitável que um de cada três consumidores que reservam uma passagem de avião seja enganado ou confundido", declarou a comissária européia de Proteção ao Consumidor, Meglena Kuneva.
O estudo da comissão, que envolveu 13 países, se centrou em informações enganosas de preços, na disponibilidade de ofertas e das cláusulas contratuais abusivas nos sites.
No final do ano passado, a Comissão Européia notificou 226 sites europeus de vendas de passagens aéreas por práticas e propagandas enganosas sobre promoções.
O levantamento à época envolveu cerca de 450 sites de empresas em 15 dos 27 países da UE, mais a Noruega, sobre esclarecimentos quanto aos preços das passagens, se as ofertas são explicadas em termos adequados e os termos dos contratos de compra de bilhetes.
Segundo as regras da UE, a indicação clara do preço total da passagem, incluindo taxas e tarifas de agendamento, deve ser dada na chamada principal da propaganda. Além disso, o número disponível de assentos para as ofertas especiais devem ser anunciados e os termos dos contratos devem ser claros, localizados com facilidade e em linguagem clara.