Economia

Schincariol compra cervejaria catarinense Einsebahn

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postado em 08/05/2008 16:19
A Schincariol anunciou a aquisição da cervejaria catarinense Einsebahn - especialista na fabricação de cervejas artesanais e premium (com qualidade e preços superiores). A empresa não divulgou o valor da aquisição, apenas que foi feita totalmente com recursos próprios. Com a compra, a Schincariol pretende consolidar sua posição de líder na venda de cervejas premium, que hoje respondem por cerca de 2% do volume total de cervejas no país. A empresa já participa deste mercado devido às aquisições de outras microcervejarias com boa aceitação no mercado, como a paulista Baden Baden, a pernambucana Igarassu (dona da marca Nobel) e a carioca Devassa --todas realizadas no ano passado. A perspectiva antes do negócio era que a Einsebahn faturasse R$ 20 milhões em 2008. "É um negócio que tem foco mais estratégico do que por causa do volume([vendido pela Einsebahn)", disse Marcel Sacco, diretor de marketing da Schincariol. "Elas enriquecerão ainda mais o nosso catálogo de cervejas premium." Segundo a Schincariol, devem ser mantidas intactas as técnicas de fabricação das cervejas da Einsebahn, assim como já aconteceu com as outras marcas premium compradas recentemente. O que mudará dentro de alguns meses, essencialmente, será a distribuição da cerveja, pois planeja-se que ela chegue a mais pontos de venda. E é neste ponto onde a Schincariol pretende ter os maiores ganhos de sinergia na aquisição. Atualmente a Einsebahn tem boa presença nas regiões Sul e Sudeste e Estados de Goiás, Distrito Federal e Ceará, além de Estados Unidos, Austrália e Uruguai. O plano é expandir as vendas para todo o país, reforçar a presença nos Estados Unidos e abrir novos mercados, como Inglaterra, Alemanha e Japão. "A idéia é ampliar (as vendas) para todo o Brasil e também exportar mais, já que se trata de uma cerveja bastante premiada", explicou Sacco. Em 2007, a Schincariol investiu cerca de R$ 600 milhões em sua expansão, usado tanto para expansão orgânica como para aquisições. A meta, diz Sacco, é fazer da Schincariol a segunda maior fabricante de bebidas do Brasil. Hoje está em terceiro, atrás da AmBev e da Femsa. "Já somos a segunda maior cervejaria, mas se somarmos outros tipos de bebidas (águas, chás, refrigerantes e sucos) somos terceiro hoje", explica.

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