postado em 08/05/2008 20:54
Os acionistas da Bovespa Holding e da BM (Bolsa de Mercadorias & Futuros) aprovaram nesta quinta-feira (8/05) a criação da BM Bovespa S.A. - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros e elegeram o novo conselho de administração da companhia. Em 60 dias, o comitê de transição deverá indicar o presidente e diretor presidente.
As empresas anunciaram o acordo de integração no dia 25 de março, cerca de um mês após avisar ao mercado que haviam iniciado as conversações para a fusão. O negócio deu origem à terceira maior bolsa do mundo e a segunda das Américas em valor de mercado.
Segundo comunicado, a BM Bovespa será listada no Novo Mercado depois de obtido o seu registro de companhia aberta na CVM (Comissão de Valores Mobiliários). "Até lá os papéis registrados como BOVH3 e BMEF3 continuarão a ser negociados normalmente", informou.
Até 31 de dezembro deste ano, a nova companhia será dirigida por um comitê de transição, com Raymundo Magliano Filho (presidente da Bovespa) e Manoel Felix Cintra Neto (presidente da BM) na presidência, com Gilberto Mifano e Edemir Pinto como diretores presidentes -- o primeiro acumulará o cargo de diretor de relações com investidores e o segundo, o de diretor financeiro.
No prazo de 60 dias, a contar de hoje, o comitê de transição deverá indicar o novo presidente do conselho de administração e o novo diretor presidente da BM Bovespa.
Segundo informou a Bovespa, o conselho de administração da nova companhia é composto por 18 membros, dos quais dez independentes e oito representantes do mercado.
Os conselheiros independentes são Alvaro Musa dos Santos, Ary Oswaldo Mattos Filho, Gustavo Henrique de Barroso Franco, José Roberto Mendonça de Barros, Luiz Felipe Palmeira Lampreia, Luiz Fernando Figueiredo, Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo, Marcelo Fernandes Trindade, Pedro Pullen Parente e Roberto Rodrigues.
Já os conselheiros que representam o mercado são Alfredo Egydio Setubal, Craig Donohue, Julio de Siqueira Carvalho de Araújo, Manoel Felix Cintra Neto, Manoel Horácio da Silva, Nelson Bizzacchi Spinelli, Raymundo Magliano Filho e Rene Marc Kern.