postado em 09/05/2008 11:45
A dois dias para o Dia das Mães, o comércio do Distrito Federal espera um aumento de 7% das vendas, contra 5,8% em 2007. A estimativa é do Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista).
De acordo com o sindicato, os produtos mais vendidos para o Dia das Mães são roupas, calçados, perfumes, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, computadores e celulares.
Como o pagamento do salário de abril já saiu para funcionários públicos e trabalhadores da iniciativa privada ;é de se esperar vendas em alta confirmando as estimativas da maioria dos lojistas;, diz o presidente do Sindivarejista, Antonio Augusto de Moraes.
Os cartões de crédito e de débito, com mais de 64%, lideram as formas de pagamento, seguidos de cheques, dinheiro e crediário. Em lojas de luxo, os cartões podem responder por até 83% do faturamento. Para Moraes, juros baixos, elasticidade do crediário e estabilidade da economia são os principais fatores que vão impulsionar as vendas.
;Na verdade, o Dia das Mães é a segunda melhor data para o comércio, só perdendo para o Natal. Mas há quem considere a data uma preliminar para o dia dos namorados, 12 de junho;, afirma o presidente do sindicato.
Comércio eletrônico
O Dia das Mães deve movimentar aproximadamente R$ 445 milhões para o comércio eletrônico, o que representa um crescimento de cerca de 55% em relação ao faturamento obtido em 2007, que foi de R$ 287 milhões. Quem diz é Pedro Guasti, diretor-geral da e-bit, empresa de informações do comércio eletrônico.
;O Dia das Mães é a data mais esperada pelos varejistas no 1° semestre, sendo a segunda data mais relevante em faturamento do ano, perdendo somente para o Natal. Em 2007, as vendas desse período representaram cerca de 19% do total do primeiro semestre, além de ter contabilizado o maior número de vendas: 1,6 milhões de pedidos;, afirma Guasti.
O grande volume de produtos com alto valor agregado nos carrinhos dos e-consumidores será um dos principais responsáveis pelo melhor desempenho do segmento. Além dos produtos mais característicos à data, como cestas de café da manhã, perfumes, cosméticos, flores e eletrodomésticos, espera-se que outras categorias tenham uma participação significativa nas vendas, como é o caso dos eletroportáteis, eletrônicos como televisores e aparelhos de som e telefonia celular.