postado em 12/05/2008 11:31
O faturamento do comércio varejista no Distrito Federal, em lojas de ruas e de shoppings, para o Dia das Mães cresceu 7,5% este ano. No ano passado, o aumento das vendas foi um pouco menor, de 7%.
A forte procura por celulares e eletrodomésticos impulsionou as vendas. O gasto médio com presentes ficou em R$ 68, contra R$ 63 de 2007.
Confecções, calçados, acessórios femininos, perfumes, DVDs, CDs, eletrodomésticos e eletroeletrônicos foram os produtos mais procurados.
Os cartões de crédito e de débito responderam por 66% das formas de pagamento, vindo, a seguir, crediário (16%), cheques (10%) e dinheiro (8%). O dia das mães é a segundo melhor data em termos de vendas. Fica atrás apenas do Natal.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista), Antonio Augusto de Moraes, disse nesta segunda-feira (12/05) que agora o comércio começa a se preparar para a terceira melhor data do ano ; 12 de junho, Dia dos Namorados.
Moraes frisou que a redução dos juros, maiores prazos do crediário e a estabilidade da economia contribuem para que as lojas apostem em crescimento de 9% nas vendas de janeiro a dezembro deste ano, contra 8% de 2007.