postado em 12/05/2008 17:19
O ministro Guido Mantega (Fazenda) disse nesta segunda-feira (12/05) que as medidas de desoneração tributária incluídas na nova política industrial compensam em parte o custo da valorização do real ante o dólar.
Ele explicou, durante a coletiva de divulgação da nova política industrial, que as medidas darão mais competitividade para as empresas brasileiras.
"Com essas decisões, estamos compensando, sim, uma parte do custo da valorização só de preço. Nós reduzimos o preço com medidas de diminuição de custos financeiros e tributários", informou o ministro.
Para Mantega, a valorização do real ocorreu em função do fortalecimento da economia brasileira. Segundo ele, o dólar vem se desvalorizando de forma acentuada também em relação a outras moedas --ou seja, não se trata de um evento localizado, e sim de um movimento global.
Mantega lembrou que o governo já havia tomado medidas para conter a valorização do real, citando o estabelecimento de cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre operações de curto prazo.
TI
O ministro defendeu ainda a desoneração da folha de pagamento para empresas exportadoras do setor de TI (tecnologia da informação).
Ele alegou que, como não há muitas vendas externas deste segmento, o impacto fiscal será pequeno para os cofres do governo.
"É um setor novo que queremos incentivar. O Brasil tem condições tecnológicas para crescer", comentou, destacando que a desoneração não implicará em qualquer ônus ou déficit para a Previdência Social.