postado em 13/05/2008 20:16
O Banco Central (BC) lançou nesta terça (13) um código de conduta para os servidores da instituição. As normas têm o objetivo de prevenir situações de conflito de interesse e disseminar conceitos de ética pública e normas de conduta.
O diretor de Liquidações e Desestatização do BC, Antonio Gustavo Matos do Vale, citou ainda outros objetivos, como deixar claro os procedimentos relacionados com a informação privilegiada a que os servidores podem ter acesso e o exercício de atividades paralelas, acadêmicas e de pesquisa.
O código, segundo Vale, regulamenta publicação de trabalhos, participação em eventos externos, recebimento de presentes e realização de investimentos financeiros e estabelece as punições a que o servidor está sujeito.
As novas regras, proíbem, por exemplo, que funcionários licenciados prestem serviços a instituições financeiras que poderiam de alguma forma se beneficiar de informações do Banco Central. De acordo com o diretor, o servidor pode fazer denúncias ou consultas anônimas por meio da internet.