postado em 14/05/2008 15:33
Agora é oficial: a Mesa Diretora do Senado confirmou nesta terça (13/05), por meio de ato assinado, a realização de concurso público para preenchimento de 150 vagas. O presidente da Casa, Garibaldi Alves, havia anunciado na semana passada que o certame seria autorizado. As áreas nas quais serão abertas vagas também já foram definidas pela Mesa. Serão 90 para nível superior e 60 para nível médio.
Para nível superior, serão 25 vagas para Processo Administrativo; também 25 para Apoio Técnico Administrativo; 23 para Comunicação Social; oito para Analista de Informática; duas para Consultor Legislativo e oito para advogado.
Na área de Comunicação Social, haverá subdivisão por 14 especialidades, dentre elas produção de infografia jornalística, produção multimídia, publicidade e propaganda, design jornalístico, edição para TV, revisão de texto, entre outras.
Nível médio
Os cargos de nível médio serão divididos em quatro áreas: comunicação social (37 vagas), processo legislativo (dez vagas), apoio técnico-administrativo (dez vagas) e polícia legislativa (duas vagas). Das vagas de comunicação social, onze são para produtor de TV, sete para produtor de rádio e seis para técnico de locução, operador de TV e técnico legislativo em videografismo.
Salários
O anúncio do processo seletivo para o Senado Federal era ansiosamente aguardado por concurseiros, principalmente por causa dos vencimentos, que estão entre os mais altos do funcionalismo público. Atualmente, funcionários de nível médio da Casa ganham cerca de R$ 4,5 mil. Os de nível superior, recebem cerca de R$ 8,5 mil mensais.