postado em 14/05/2008 20:29
O site de músicas Deezer.com anunciou nesta quarta-feira (14/05) ter assinado um acordo com a gigante Universal Music para utilizar o catálogo da gravadora na Europa, na região do Magreb e no Oriente Médio, por meio da divisão da renda publicitária.
O acordo afetará 35 países e permitirá aos internautas acesso gratuito e legal a mais de um milhão de canções de artistas como Amy Winehouse, Portishead, Kanye West, entre outros.
"Finalmente nos entendemos com a Universal. Precisamos de um pouco de tempo em uma indústria fonográfica em plena mudança", declarou Jonathan Benassaya, um dos fundadores do Deezer.com (antigo Blogmusik.net).
"Estamos muito atentos às novas formas de consumo de música", destacou Pascal Nègre, presidente da Universal Music França.
Outros acordos
O Deezer.com - que oferece 15 rádios na web e músicas sem download - já havia fechado um acordo com a Sociedade Francesa de Autores (SACEM) para remunerar os compositores. O site também concluiu um acordo, em 2007, com a gravadora Sony-BMG, mas apenas para o mercado francês. Os acordos têm como base a divisão da renda publicitária do site.
O percentual para compositores e produtores varia de 15 a 20%, no caso das rádios virtuais, e ultrapassa 50% no caso das músicas isoladas. O site também está em negociações com outras gigantes, como a EMI e a Warner.