postado em 15/05/2008 14:37
O Banco do Brasil decidiu incorporar as operações do Banco Popular, correspondentes bancários e projetos de Desenvolvimento Desenvolvimento Sustentável (DRS) à diretoria, recém-criada, que vai tratar apenas de operações de menor renda. A idéia é focar nos clientes com renda de até um salário mínimo. Segundo o vice-presidente de Varejo e Distribuição do Banco do Brasil, Milton Luciano dos Santos, o objetivo da medida é juntar estruturas da instituição financeira cujo os objetivos são semelhantes.
O Banco Popular foi criado em 2003 com grande festa pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva pois a intenção era ampliar a bancarização entre a população de baixa renda. A decisão do BB de incorporar as atividades do Banco Popular ; que nos últimos anos tem registrado apenas prejuízos ; mostra, no entanto, que houve um erro de avaliação na época, apesar do BB não admitir.
Segundo Santos, em 2003, o cenário era totalmente diferente e o Banco Popular foi constituído apenas para atender informais que, atualmente, estão preferindo abrir uma conta corrente no Banco do Brasil. ;Todas as dificuldades do início da implementação do Banco Popular será utilizado como aprendizado;, afirmou Santos.
O responsável pela diretoria Menor Renda, Robson Rocha, que é presidente do Banco Popular, informou que, neste primeiro momento, não haverá mudanças para o cliente da pequena instituição financeira. O BB fará uma pesquisa para verificar se, ao longo do tempo, manterá a marca Banco Popular no mercado. O Banco Popular conta com 81 funcionários, todos eram cedidos pelo BB e que serão novamente incorporados pela instituição financeira.