postado em 15/05/2008 16:14
O aumento da demanda interna fez com que as empresas siderúrgicas revisassem as projeções de exportações para este ano, direcionando volume maior para atender o mercado doméstico. O Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS) informou nesta quinta-feira (15/05) que as vendas internas de aço vão crescer 13,1% ao longo de 2008. A projeção anterior era de que o mercado interno teria uma demanda 10,7% maior em 2008.
A produção siderúrgica, no entanto, permanece nas mesmas 37,6 milhões de toneladas projetadas anteriormente, 11,4% acima do verificado no ano passado. O atendimento da maior demanda do mercado interno virá do remanejamento das exportações. Antes, o IBS estimava um incremento de 20,7% das vendas externas. Com a mudanças, as exportações de aço irão crescer, em 2008, 15,9%, segundo as projeções sa entidade que agrega as companhias de siderurgia.
"A demanda interna tem se colocado de forma firme. Todos os segmentos que a indústria siderúrgica atende têm crescido, especialmente os que mais consomem, que são a construção civil, a indústria de bens de capital e o setor automotivo", afirmou o vice-presidente do IBS, Marco Polo de Mello Lopes.
O executivo garantiu que não há risco de desabastecimento do mercado interno em 2008, desde que haja previsibilidade mínima de três meses da demanda. Atualmente, a capacidade instalada, de 41 milhões de toneladas, nacional é 60% superior à demanda, que gira em torno de 25 milhões de toneladas, destacou Lopes.