postado em 15/05/2008 19:33
Os preços do barril de petróleo West Texas Intermediate (WTI) encerraram a quinta-feira em leve baixa em Nova York, ao fim de uma sessão bastante volátil, ao longo da qual a commodity se aproximou de seu recorde absoluto para em seguida cair e fechar mais próxima dos 120 dólares.
Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de WTI (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em junho fechou cotado a 124,12 dólares, uma queda de 10 centavos em relação a seu nível de quarta-feira.
Em Londres, o barril de Brent do mar do Norte - mais pesado e sulfuroso - para entrega em junho perdeu 61 centavos, encerrando a 121,25 dólares.
"Em alta num dia, em baixa no dia seguinte, os preços do petróleo repetem o mesmo jogo", resume Mike Fitzpatrick, analista da MF Global.
Segundo o economista, "ainda que os preços caiam 5 ou 10 dólares, isso não quer dizer que seja o começo de um movimento para baixo, pelo contrário, pode significar outro aumento, marcado por novos recordes".
Oscilações
De fato, a sessão se dividiu em duas etapas. Na primeira, até cerca da metade do pregão, foram registradas fortes compras, e o barril alcançou 126,64 dólares, a apenas alguns centavos de seu recorde absoluto (126,98 dólares).
Depois, a segunda parte da sessão se caracterizou por importantes vendas, e o preço do cru perdeu mais de três dólares, antes de limitar suas perdas até o fim do dia.
Segundo os analistas, esses movimentos erráticos se devem às dívidas que permeiam o mercado, onde os ivestidores tentam determinar se a oferta de gasolina será suficiente para satisfazer a demanda quando chegar o verão no hemisfério Norte, período de longas viagens de automóvel ("driving season") nos Estados Unidos.