postado em 16/05/2008 10:49
O índice Bovespa abriu em alta, superou a marca de 72 mil pontos e já estabeleceu novo recorde histórico de pontos. Às 10h09, o Ibovespa avançava 0,97% a 72.188 pontos, na máxima. Nesta quinta-feira (16/05) a Bolsa fechou em alta de 2,09% a 71.492 pontos, o sétimo recorde do ano.
O dia começa num clima favorável ao mercado de ações, com o petróleo marcando novas altas históricas, superando a barreira dos US$ 127 o barril na Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex, na sigla em inglês). As ações preferenciais (PN) da Petrobras subiam 0,70% no início do pregão, enquanto as ordinárias (ON) valorizavam 1,05%.
O otimismo reflete também a expectativa de que o Brasil vai receber muito em breve o selo de grau de investimento de uma outra agência de classificação de risco de crédito. Em 30 de abril, a Standard & Poor's foi a primeira agência a elevar a nota do País para grau de investimento.
Os ganhos do Ibovespa deve ter força ainda dos investidores "comprados" em opções sobre ações (que apostam na alta dos papéis), cujo vencimento ocorre na próxima segunda-feira. A expectativa é de que será um exercício muito concorrido por causa da forte valorização dos preços dos papéis da blue chips Petrobras e Vale.