postado em 16/05/2008 15:18
Os Estados Unidos suspenderam as compras de petróleo destinadas a encher sua reserva estratégica, informou nesta sexta-feira (16/05) o Departamento de Energia do governo americano.
A decisão ocorre depois de o Congresso aprovar, nesta terça-feira (13/05), um projeto de lei para forçar o governo a interromper essas compras, em vista do alto valor da gasolina.
O Departamento de Energia informou que não assinará contratos para o envio, entre julho e dezembro, de 13 milhões de barris de petróleo para os estoques no golfo do México, onde os EUA mantêm sua reserva estratégica. As aquisições se manterão até julho, pois os contratos já foram assinados.
O governo do presidente George W. Bush tinha se oposto ao projeto de lei do Congresso, com o argumento de que a suspensão das compras não afetaria muito os preços. No entanto, o apoio majoritário dos congressistas não lhe deixou outra opção além de acatar o parecer da Legislatura.
Na terça-feira, o Senado aprovou o projeto, enquanto na Casa dos Representantes (o equivalente à Câmara dos Deputados) a margem foi de 385 votos contra 25. O apoio, conseguido também com votos dos republicanos, foi suficiente para anular um possível veto do presidente.
Reserva
A reserva estratégica de petróleo conta com 701 milhões de barris, e tem preenchida em torno de 97% de sua capacidade de armazenamento.
A decisão do governo americano chegou no dia em que o preço do petróleo bateu um novo recorde. O barril da commodity superou hoje os US$ 127 depois que o banco de investimento Goldman Sachs elevou suas perspectivas de preço.