Jornal Correio Braziliense

Economia

Com crise alimentar, transgênico sai vitorioso

Aumento generalizado nos preços dos alimentos espalha crise mundo afora e reduz resistência global aos alimentos geneticamente modificados, que facilitam o incremento da produção agrícola

Enquanto o mundo inteiro assiste passivamente à maior alta generalizada dos preços dos alimentos nos últimos 20 anos, a transgenia ressurge na agenda de países ricos e pobres como possível antídoto aos efeitos do aumento da demanda por comida. Até a Europa, adversária histórica dos organismos geneticamente modificados (OGMs), dá sinais de que pode rever determinados conceitos. Os Estados Unidos avançam a passos largos na pesquisa e investem bilhões de dólares em novas variedades. Entre as nações emergentes, crescem cada vez mais o plantio e a intenção de consumir.

O fenômeno não é raro. Em momentos de crise é natural que ocorram reações em cadeia nessa proporção, especialmente quando se tratam de itens agrícolas. Na África e na América Central, por exemplo, o encarecimento do arroz, da farinha de trigo, do feijão e do milho vem sendo discutido como questão de Estado, um problema que pode afetar a segurança alimentar dessas regiões, que dependem quase que totalmente da importação de alimentos.

Alda Lerayer, diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), explica que os estudos podem ajudar a aumentar a produtividade no campo, reduzindo perdas e custos. Para ela, est e é o momento de debater o assunto sem as amarras do passado ou preconceitos. ;A prioridade deve ser garantir o sustento de todos. E o Brasil está em uma posição privilegiada;, diz.

Os números comprovam a tese da especialista. Estudo do ISAAA, uma organização sem fins lucrativos internacional, indica que os agricultores brasileiros cultivaram 15 milhões de hectares de lavouras transgênicas em 2007 ; o maior crescimento em valores absolutos em todo o planeta. O país plantou nada menos do que 3,5 milhões de hectares a mais do que em 2006, quando a área cultivada foi de 11,5 milhões de hectares.

Das terras plantadas com variedades transgênicas no Brasil, 14,5 milhões de hectares correspondem à soja tolerante a herbicida e 500 mil hectares foram utilizados para o plantio de algodão resistente a insetos. No ano passado, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou a liberação comercial do milho transgênico resistente a insetos. De acordo com Alda, o plano que está em estudo por parte do governo brasileiro de incentivar o aumento da produção agrícola tem de passar necessariamente pelos transgênicos. ;Temos de incentivar a pesquisa. Perdemos tempo demais. Já poderíamos estar à frente de outros países;, completa.

Mudanças
O país, de fato, enfrenta concorrentes de peso. O levantamento do ISAAA mostra que três dos seis maiores celeiros transgênicos, além do Brasil, são emergentes: Argentina, Índia e China. Foram essas regiões que mais puxaram o crescimento da área global de plantações geneticamente modificadas, que cresceu 12,3 milhões de hectares em 2007, alcançando 114,3 milhões de hectares. Por trás desse movimento está o interesse dos emergentes em garantir o abastecimento interno, mas também o de exportar.

Na Europa, países como Reino Unido e Espanha relaxaram normas de entrada de milho transgênico destinado à ração animal. Na Alemanha, onde o cultivo de OGMs sempre foi motivo de protestos não só de ambientalistas, os produtos e subprodutos transgênicos estão sendo mais tolerados.

A aparente distensão européia em relação ao tema é o principal argumento que as grandes indústrias de alimentos usam para ampliar o lobby pelo cultivo. Essa pressão também integra de forma indireta os Estados Unidos, que buscam ampliar a produção interna e potenciais parceiros para investir ainda mais em pesquisa de vanguarda.

José Maria da Silveira, professor do Instituto de Economia da Universidade de Campinas (Unicamp) adverte, no entanto, que o fato de o planeta se mostrar menos refratário aos transgênicos não deve mover por si só a pesquisa e o cultivo. De acordo com ele, que é um dos pioneiros em estudos de transgênicos no Brasil, o sistema de lavouras geneticamente modificadas exige tecnologia e biossegurança. ;Não gosto de pensar que vamos aceitar os transgênicos porque há um problema de fome ou de aumento de preços dos alimentos no planeta;, reforça.