postado em 20/05/2008 12:48
Candidatos que passaram no concurso do Banco do Brasil, realizado em 2006, estão reunidos nesta terça-feira (20/05) em frente à sede da estatal, em Brasília. Desde a última sexta-feira, um grupo está dormindo no local, em sete barracas oferecidas pelo Sindicato dos Bancários. Eles protestam contra a decisão do BB de abrir novo concurso em março sem chamar os aprovados no certame realizado há dois anos, cuja validade expira em junho.
Hoje candidatos entraram em contato com os diretores da empresa por meio de carta. Eles prometem que só vão deixar o local após receberem uma resposta sobre a situação dos aprovados. A manifestação não tem hora para terminar. Caso não recebam nenhum posicionamento positivo do banco, os manifestantes podem permanecer na sede até o dia 9 do próximo mês- data de vencimento do processo seletivo.
Entenda o caso
A polêmica do concurso do Banco do Brasil começou em março deste ano, quando candidatos aprovados no último processo seletivo entraram em contato com o deputado distrital Chico Leite. Eles pediram que um providência fosse tomada em relação à abertura da nova seleção. O parlamentar entrou com representação junto ao Ministério Público para pedir apuração do caso.
De acordo com o deputado, lançar novo concurso é uma injustiça com os candidatos, além de ser um gasto desnecessário para a estatal. Já o Banco do Brasil afirmou que o certame foi para formação de cadastro reserva e que a estatal não é obrigada a contratar os aprovados.