postado em 23/05/2008 16:08
A cervejeira belgo-brasileira Inbev prepara uma proposta no valor de US$ 46 bilhões para adquirir sua concorrente americana Anheuser-Busch, informou nesta sexta-feira (23/05) o importante jornal econômico Financial Times, em sua página na internet. Uma porta-voz da Inbev não quis comentar esta informação.
O 'casamento' entre as duas maiores cervejeiras do mundo criaria um peso pesado da indústria de bebidas, de 100 bilhões de dólares no mercado acionário, segundo o FT.
A Inbev comercializa as cervejas Stella Artois, Leffe, Beck's e Brahma, entre outras, e a Anheuser-Busch, a Budweiser.
Segundo fontes do jornal, a Inbev já avançou na preparação de sua oferta, mas ainda "não está pronta para bater o martelo".
O grupo belgo-brasileiro estuda propor 35 dólares por ação da Anheuser-Busch e não exclui a possibilidade de fazer uma proposta agressiva, isto é, dirigir-se diretamente aos acionistas se a direção da cervejeira americana negar-se a iniciar conversações amistosas.
Em outubro do ano passado aconteceu um encontro informal, o primeiro entre as empresas, porém não avançou mais pela negativa de um dirigente do grupo americano, August Busch, que manifestou sua vontade de permanecer independente.