postado em 27/05/2008 08:31
O Chile se tornou o quinto país a estabelecer um tratado de livre-comércio com a Austrália, confirmou nesta terça-feira (27/05) o ministro australiano do Comércio, Simon Crean. O pacto estabelece a eliminação das tarifas para 97% do comércio bilateral a partir de janeiro de 2009, e o restante terá o mesmo tratamento em 2015.
"Esse é o tratado mais completo alcançado pela Austrália, é um sinal importante e uma conquista significativa para a ampla agenda comercial australiana", disse o ministro.
Crean assinalou que o tratado será assinado em julho, durante uma visita oficial à Austrália do ministro das Relações Exteriores do Chile, Alejandro Foxley.
A Austrália já assinou acordos de livre-comércio com Estados Unidos, Cingapura, Tailândia e Nova Zelândia, mas cada um deles exclui produtos considerados sensíveis por alguma das duas partes.
Esse é também o primeiro tratado de livre-comércio firmado pelo governo trabalhista do primeiro-ministro Kevin Rudd, que venceu em novembro o conservador John Howard.
O valor da troca comercial entre Austrália e Chile se situa em torno dos US$ 824 milhões. O Chile é o terceiro maior parceiro comercial na América Latina da Austrália, que é o quarto maior investidor no país sul-americano, com cerca de US$ 3 bilhões em investimento direto e presença nos setores de mineração, florestas e serviços.