postado em 27/05/2008 10:35
Paris - A França anunciou nesta terça-feira (27/05) iniciativas para tentar convencer os países produtores a aumentar a produção de petróleo e para compensar os efeitos das altas dos preços dos combustíveis.
No entanto, o presidente Nicolas Sarkozy advertiu que o aumento das cotações do petróleo não vai parar rapidamente. "Tenhamos a coragem de dizer aos franceses: isto não vai se resolver", declarou Sarkozy à rádio RTL. "A demanda de produtos petroleiros é cada vez mais forte e a oferta não aumenta, ou (aumenta) muito pouco", explicou.
A ministra da Economia, Christine Lagarde, anunciou que pedirá uma gestão conjunta dos países do G7 para que os países produtores aumentem sua produção. "Decidi alertar o conjunto de meus colegas do G7 para abordar o tema entre os países consumidores e levá-lo aos países produtores", disse Lagarde. O G7 é formado por Estados Unidos, Alemanha, Japão, França, Grã-Bretanha, Itália e Canadá.
Sarkozy propôs ainda aos países da União Européia fixar um teto ao Imposto ao Valor Agregado (IVA) sobre o preço do petróleo. O presidente francês também anunciou a criação de um fundo, formado pelos excedentes da arrecadação do IVA na França, para ajudar os setores mais humildes afetados pelo aumento dos combustíveis. O valor do fundo será de 150 a 170 milhões de euros por trimestre.