postado em 28/05/2008 17:39
As bolsas americanas fecharam seus negócios com ganhos nesta quarta-feira (28/05), revertendo na última hora de pregão o sinal vermelho de boa parte dos negócios.
A Bolsa de Valores de Nova York subiu 0,36%, operando com 12.594 pontos no índice Dow Jones Industrial Average, enquanto o S 500 subiu 0,4%, para 1.390 pontos. A Bolsa Nasdaq teve ganho de 0,22% no indicador Nasdaq Composite, indo para 2.486 pontos.
Positivo
O dia começou em terreno positivo, baseado nos pedidos de bens duráveis nos EUA. O Departamento do Comércio informou hoje que esses pedidos caíram 0,5% em abril. Porém, excluído o segmento de transportes --que teve as maiores quedas--, houve um aumento de 2,5%, maior avanço em nove meses.
As encomendas de bens de capital fora do setor de defesa, excluindo aviões, tiveram uma alta de 4,2%, maior crescimento desde dezembro de 2007. O dado foi visto como sinal de que os empresários esperam uma melhora no cenário da economia americana no segundo semestre.
O PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA teve crescimento de apenas 0,6% nos dois últimos trimestres, mas a expectativa quanto à revisão do dado referente ao período de janeiro a março deste ano (a ser divulgada amanhã) é de um crescimento de 0,9%. As previsões dos analistas para o índice geral eram de uma queda de cerca de 1,5%.
Queda
No início da tarde os índices passaram a cair depois que o banco regional KeyCorp elevou sua previsão de perdas com os créditos de risco e que o Citigroup informou que a seguradora AIG terá de captar mais recursos.
Porém, o dado foi insuficiente para segurar os indicadores em terreno negativo, e os investidores partiram para as compras ao final do pregão e garantiram a alta, embora modesta.
Reservas
Além do PIB, o mercado deve se voltar amanhã à questão do petróleo, especialmente devido à divulgação das reservas semanais americanas da commodity.