postado em 28/05/2008 18:05
A empresa aérea Azul, que deve iniciar os seus vôos doméstios em janeiro de 2009, já pensa em operar rotas internacionais a partir de 2012, segundo o chairman da companhia, David Neeleman. "Pensamos em operar võos domésticos por dois a três anos. Depois disso pensamos em operar nas rotas da Américo do Sul e Central", afirmou.
Mesmo nos vôos para fora do país, a empresa pretende continuar utilizando os aviões Embraer, com capacidade para percorrer até 3.000 km, segundo o executivo.
O executivo evitou falar dos aeroportos e cidades que poderá atender, mas adiantou que a empresa pode oferecer os serviços ao menos 25 cidades em rotas diretas, sem escala.
A empresa começa a operar em janeiro de 2009, com três das 76 aeronaves encomendadas junto a Embraer (incluindo as opções). Os pedidos firmes são de 38 aeronaves. O investimento inicial da Azul será de US$ 150 milhões.
"Não precisamos de mais dinheiro", explicou Neeleman. Para o executivo, a ocupação média dos aviões deve ser de 75%. A porcentagem acima da média do mercado se explica pelo fato do modelo de avião que será usado pela Azul comportar 118 passageiros --menor do que a dos aviões utilizados pela Gol e TAM, os líderes do mercado.
A empresa pretende ganhar mercado oferecendo preços mais baixos e vôos sem escalas. Neeleman afirmou que estima em 25 as cidades que possam ser atendidas pela empresa com vôos diretos. Segundo ele, 80% das cidades servidas de aeroportos não possuem transporte aéreo direto entre si.