postado em 28/05/2008 18:23
As companhias brasileiras investiram 8 bilhões de dólares na Argentina desde o início de 2002, quando ocorreu a desvalorização do peso, revela um relatório privado divulgado nesta quarta-feira (28/05) em Buenos Aires.
Os setores de alimentos e bebidas, agronegócios e imobiliário foram os que receberam mais investimentos por parte do Brasil, segundo o relatório sobre Fusões e Aquisições na América Latina da consultoria Deloitte.
O documento assinala que a participação dos principais grupos econômicos brasileiros é cada vez mais importante e destaca a compra de ativos da produtora de cimento Loma Negra e da companhia têxtil Alpargatas por parte da Camargo Correa.
Outros grupos que investiram pesado na Argentina foram o JBS (alimentos), Petrobras, Marfrig (alimentos/frigorífico) e Itaú.
"Este primeiro trimestre (de 2008) confirmou a tendência que é observada nos últimos anos, e já não se trata apenas das grandes empresas (argentinas) compradas por centenas de milhões de dólares; as companhias estrangeiras, principalmente as brasileiras, e os grupos locais, visam agora as pequenas e médias empresas", destaca o relatório.
No ano passado, as pequenas e médias empresas dominaram o mercado de fusões e aquisições, já que das 160 transações realizadas, apenas 23 ficaram acima dos 50 milhões de dólares.
As operações entre 20 e 50 milhões de dólares também predominam este ano, destaca o relatório.