postado em 29/05/2008 09:12
O preço dos imóveis no Reino Unido registrou em maio a maior queda mensal desde janeiro de 1991, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (29/05) pela entidade do setor de hipotecas Nationwide.
O preço médio da moradia ficou em maio em 173.583 libras (220.417 euros), 2,5% a menos que em abril e 4,4% abaixo do valor do mesmo mês do ano passado.
Desta forma, os preços caíram em taxa mensal pela sétima vez consecutiva, enquanto em taxa anual fizeram isto pelo segundo mês consecutivo, após fazer isto em abril pela primeira vez desde 1996.
"O ritmo da queda dos preços aumentou em maio após as novas informações econômicas negativas se juntarem ao pessimismo sobre o setor", diz em comunicado a economista-chefe da Nationwide, Fionnuala Earley.
De acordo com ela, a redução dos preços levará a um enfraquecimento da economia britânica e a uma moderação da inflação, o que permitirá que o Banco da Inglaterra (banco central britânico) diminua de novo as taxas de juros, embora previsivelmente não em sua reunião de junho.
"O controle dos riscos para a inflação em médio prazo poderia permitir que o Banco da Inglaterra diminua as taxas de juros antes do que prevê na atualidade o mercado", declarou.
O Banco da Inglaterra diminuiu os juros em três oportunidades (0,25 ponto percentual em cada uma delas) desde dezembro, até situá-los em 5%, mas limitou a quantia de diminuições pelo temor de um aumento da inflação.
Os preços ao consumidor em abril registraram uma taxa anualizada de 3%, acima do alvo governamental de 2% e ao limite de norma legal que obriga o governador do banco central a escrever uma carta explicativa para o ministro da Economia.