postado em 30/05/2008 17:22
Os investidores voltaram às compras na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) no pregão desta sexta-feira (30/05). Além do bom humor com o anúncio da Fitch, as ações da Vale, bancos e setor elétrico afetaram o mercado acionário brasileiro.
O Ibovespa, termômetro dos negócios, valorizou 1,11%, para os 72.592 pontos. O giro financeiro, tal como ontem, foi alto: R$ 8,56 bilhões.
O dólar comercial foi negociado a R$ 1,628 na venda, em declínio de 0,61%. A taxa de risco-país atingiu 179 pontos, uma retração de 6,28%.
Na Europa, as principais Bolsas de Valores fecharam em alta, a exemplo de Paris (0,77%) e Frankfurt (0,59%). A exceção foi o mercado de Londres, onde o índice FTSE cedeu 0,24%. Nos EUA, a Bolsa de Nova York encerrou o dia em leve baixa de 0,06%.
EUA
Entre as principais notícias do dia, o Departamento de Comércio dos EUA revelou que os gastos dos consumidores tiveram um aumento de 0,2% em abril, enquanto a renda cresceu 0,2%. O mercado contava com uma alta de 0,2% no caso do primeiro indicador, e de 0,1% no caso do segundo.
O chamado PCE (índice de preços dos gastos com consumo pessoal) teve variação de 0,2%, sendo que o núcleo (que exclui os preços de energia e alimentos) teve alta de 0,1%. Economistas do setor financeiro estimavam uma variação de 0,1% para o núcleo, medida acompanhada mais de perto pelo mercado. O PCE é monitorado de perto pelos economistas, porque é o índice de inflação mais influente na política monetária dos EUA.
Brasil
Na noite desta quinta-feira (29/05), a Petrobras anunciou que encontrou óleo leve em águas rasas na bacia de Santos. A descoberta fica no bloco BM-S-40, e está acima da camada pré-sal. Estima-se que possam ser extraídos da região pouco mais de 12 mil barris/dia.
Além disso, o governo de São Paulo deve vender ações da Companhia Energética de São Paulo (Cesp) até o limite mínimo necessário para manter o controle estatal da empresa. Hoje, o governo detém 79% das ações da Cesp. Para manter o controle, precisa somente de 51%.