postado em 02/06/2008 16:12
A Empresa Brasileira de Aviação S.A (Embraer) assinou nesta segunda-feira (02/06) contrato para venda de dois jatos Embraer 190 ao governo brasileiro. As aeronaves serão utilizadas para o transporte de autoridades, e, segundo divulgou a Embraer por meio de nota, foram especificamente configuradas para este fim. Elas serão operadas pelo Grupo de Transporte Especial da Força Aérea Brasileira (FAB), que serve junto à Presidência da República, ministérios, secretarias da Presidência e autoridades do poder judiciário e legislativo. O valor da operação de aquisição dos jatos não foi divulgado.
Durante a solenidade de assinatura do contrato, o diretor-presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado, afirmou que será um ;orgulho e uma honra; ver o modelo 190 voando ;nas cores da República Federativa do Brasil;.
As duas aeronaves adquiridas serão configuradas com sistemas especiais de comunicação e com uma área privativa para o chefe do Executivo, e vão ter, ainda, espaço para reuniões. A capacidade de transporte de cada uma é de 40 passageiros.
A FAB já opera outros modelos de aeronaves de transporte de fabricação Embraer, como o ERJ 145, o Legacy 600 e o EMB 120 Brasilia. Além dessas, também integram a frota aeronaves militares de projeto e fabricação nacional, como o AMX, Tucano, Super Tucano e os aviões de inteligência, vigilância e reconhecimento (Intelligence, Surveillance and Reconnaissance ; ISR) operados no âmbito do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam).