postado em 02/06/2008 18:27
Os preços do West Texas Intermediate iniciaram a semana em leve alta em Nova York, depois que a tímida recuperação da atividade industrial nos Estados Unidos dissipou em parte a hipótese de uma redução da demanda de cru em conseqüência da deaceleração econômica.
Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de WTI (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em julho terminou a sessão cotado a 127,76 dólares, uma alta de 41 centavos em relação a sexta-feira.
Em Londres, o barril do tipo Brent do mar do Norte para entrega em julho também fechou em alta, a 128,02 dólares, ganhando 24 centavos.
A sessão foi marcada por altos e baixos, com uma queda inicial de mais de 2 dólares o barril, seguida de uma forte recuperação depois da publicação do índice que mede a atividade industrial nos Estados Unidos.
A atividade industrial se aproximou do equilíbrio em maio, com o índice ISM calculado a 49,6%, superando as previsões dos analistas.
"O índice mostra que o contexto econômico melhora", comentou Paul Ashworth, analista da Capital Economics. "Pelo menos, a economia americana não parece caminhar para uma recessão severa".
Os analistas temiam que uma desaceleração do crescimento americano limitasse o consumo de hidrocarbonetos.