postado em 03/06/2008 11:23
A montadora norte-americana General Motors (GM) anunciou nesta terça-feira (03/06) que fechará quatro fábricas na América do Norte, em meio a uma forte queda nas vendas de picapes e dos veículos esportivos utilitários (conhecido em inglês pela sigla SUVs) nos Estados Unidos. A montadora informou também que vai acelerar o lançamento de carros de passeio menores.
Em um esforço para economizar cerca de US$ 1 bilhão até 2010, a GM disse que em 2009 encerrará a produção na unidade de montagem de caminhões em Oshawa, na província canadense de Ontário; em 2010, fechará a fábrica de SUVs em Moraine, no Estado de Ohio, nos EUA; e, se as condições do mercado a obrigarem, fechará também a fábrica de caminhões médios em Janesville, no Estado norte-americano de Wisconsin, até o fim de 2009. A montadora ainda fechará uma fábrica de caminhões médios no México já neste ano.
A GM lançou uma revisão estratégica da marca Hummer, incluindo uma possível venda, e reafirmou seu compromisso de financiar a produção do veículo elétrico Chevy Volt. A companhia informou ainda que está acrescentando terceiros turnos em duas fábricas.
O presidente da montadora, Rick Wagoner, disse que as medidas são uma "resposta ao rápido aumento dos preços do petróleo e às mudanças resultantes nos EUA". Ele afirmou que a empresa considera as mudanças "mais estruturais do que cíclicas". Wagoner lembrou que, desde o início do plano de recuperação da companhia na América do Norte, em 2005, havia declarado que o objetivo era "não apenas trazer a GM de volta à lucratividade, mas estruturá-la globalmente para a lucratividade e o crescimento sustentados".
"Desde o começo do ano, porém, as condições econômicas e de mercado nos EUA tornaram-se significativamente mais difíceis", observou. "A elevação dos preços da gasolina está mudando o comportamento do consumidor e afetando significativamente o mix de vendas da indústria automotiva nos EUA", afirmou. O anúncio das medidas saiu antes dos resultados de vendas da GM em maio, que devem ser divulgados ainda nesta terça-feira (02/06).