postado em 03/06/2008 21:52
Até 2020, 80% da frota mundial de automóveis ; o equivalente a 65 milhões de veículos ; serão movidos a gás natural veicular (GNV). As estimativas foram feitas nesta terça-feira (3/06) pelo presidente da Associação Internacional de Veículos a Gás Natural (IANGV, na sigla em inglês), John Lyon, durante o 11o Congresso Mundial de GNV, que acontece até a próxima quinta-feira (5/06), no Rio de Janeiro.
Esta é a primeira vez que a feira e o congresso internacional de GNV acontecem no Brasil. Durante o evento serão apresentadas as últimas novidades e lançamentos de produtos, para atender ao mercado de modo mais eficiente e com menor custo.
Realizada a cada dois anos, a NGV 2008 é uma realização da IANGV, em colaboração com o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP). Um dos palestrantes do congresso, o vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), e presidente da Bahiagás, Davidson de Magalhães Santos, estimou que o mercado de GNV deve ultrapassar o volume de consumo de 131 milhões de metros cúbicos/dia em 2012.
"A oferta de gás natural nos próximos anos deve ser mais do que suficiente para atender à crescente demanda local", previu Santos, acrescentando que o gás representa hoje 9,2% da matriz energética brasileira, contra 0,3% em 1970.
O executivo, segundo informações do IBP, ressaltou o fato de que, em março último, a produção nacional de GNV alcançou o volume recorde de 57,79 milhões de metros cúbicos/dia, e uma oferta total de 60,7 milhões de metros cúbicos/dia..