postado em 04/06/2008 19:25
O Banco Central decidiu nesta quarta-feira (4) elevar novamente a taxa básica de juros brasileira em meio ponto porcentual, como previa a maioria das instituições financeiras. Com isso, a taxa Selic passou para 12,25% ao ano. A decisão, tomada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), ocorre depois do aumento de meio ponto na Selic na reunião passada, em 15 e 16 de abril.
O atual ciclo de aperto monetário, iniciado em abril, acontece após três anos de juros em queda ou estáveis. As decisões do BC, na reunião passada e na de hoje, refletem a piora recente da inflação no País. No último dia 9, por exemplo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumula alta de 5 04% no período de 12 meses até abril, mais de meio ponto acima do centro da meta de inflação.
O IPCA é o índice oficial utilizado pelo Banco Central para cumprir o regime de metas de inflação, determinado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O centro da meta de inflação para 2008 foi estabelecido em 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo.
Por causa do aumento das expectativas de inflação, parte do mercado financeiro apostava em uma alta ainda mais expressiva na Selic hoje, de 0,75 ponto porcentual. Outro dado de inflação, divulgado nesta quarta-feira, contribuiu para essas apostas: a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulgou que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), medido na cidade de São Paulo, mais do que dobrou em um mês, passando de 0,54% em abril para 1 23% em maio. A projeção da Fipe para o IPC de 2008 foi elevada de 4,5% para 5,93%.