postado em 09/06/2008 16:02
A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (09/06) a assinatura de um contrato para estudar a viabilidade de explorar petróleo em rochas betuminosas nos Estados Unidos. Fazem parte do acordo a norte-americana Oil Shale Exploration Company (Osec) e a japonesa Mitsui.
Em nota, a Petrobras informou que as pesquisas vão utilizar tecnologia própria em terras da Osec, no estado de Utah (EUA). A Mitsui prestará serviços de consultoria para o gerenciamento e realização do projeto. "Segundo o contrato, com base no resultado do estudo de viabilidade, a Petrobras e a Mitsui terão o direito de adquirir uma participação de 10% a 20% cada no projeto da Osec", informou a Petrobras, que já tem projetos em desenvolvimento com a Mitsui em álcool.
O projeto prevê a exploração de rochas betuminosas em uma propriedade arrendada pelo Departamento de Gerenciamento de Terras (BLM, na sigla em inglês) e em uma área de 22 mil acres, recentemente adquirida pela Osec.
Entre terras arrendadas e próprias, a Osec tem direitos sobre mais de 30 mil acres de propriedade de rochas betuminosas, tendo uma base de recursos já descobertos na faixa de 3 bilhões de barris, segundo estimativas da Norwest Corporation.
"A larga experiência da Petrobras na produção de rochas betuminosas, e da Mitsui com recursos naturais e commodities, além do desenvolvimento de rochas betuminosas pela OSEC em Utah desde 2005, têm grande potencial para demonstrar e desenvolver o maior recurso ainda não explorado de energia nos EUA", divulgou a estatal brasileira.