postado em 09/06/2008 18:43
O Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) enviará esta semana ao Ministério da Justiça um pedido de verificação de necessidade de recall do veículo Fiat Stilo, carro de médio porte da Fiat. Segundo o órgão, casos noticiados pela imprensa de consumidores que tiveram problemas com o Stilo e uma denúncia feita por uma moradora de Sobradinho, no Distrito Federal, motivaram a decisão. A guia turística Carla Barbosa, 41 anos, moradora do DF, alega que seu veículo - um Fiat Stilo Sport 07/07 - capotou após a roda traseira ter se soltado, na BR-242, na altura da cidade de Canhaçava (BA).
O jornal Estado de Minas - que, como o correiobraziliense.com.br, pertence ao grupo Diários Associados - cita o caso da guia turística e mais quatro acidentes envolvendo o Fiat Stilo. Em todos, há o relato do problema com a roda traseira. Em um deles, que aconteceu em setembro de 2007 próximo à cidade de Sete Lagoas (MG), uma criança morreu. Três dos veículos acidentados são modelo 07/07. Os outros dois são 05/06 e 06/06.
De acordo com o Procon-DF, no caso de Carla Barbosa, já aconteceu tentativa de conciliação com os representantes da Fiat, mas não houve acordo. ;Agora a empresa foi autuada e tem 10 dias para se defender. Caso não o faça satisfatoriamente, é aberto processo administrativo que pode resultar em multa de até R$ 3 milhões;, explica Bernardo Neto, chefe de atendimento do órgão. Segundo Neto, a Fiat pretende contestar o laudo pericial apresentado por Carla. A guia turística pagou a um engenheiro mecânico indicado pela Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) para produzir o documento.
O chefe de atendimento do Procon explica que as provas do processo de Carla e as reportagens relativas às outras pessoas envolvidas em acidentes com o veículo da Fiat foram encaminhados junto com o pedido de recall ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça. Ele pede que outros consumidores que porventura tenham tido problemas com o Stilo denunciem. ;Pode ser com a gente, pode ser ação na Justiça, pode ser ambos. Quanto mais reclamações, mais força a gente tem para conseguir esse recall;, afirma. O telefone do Procon para denúncias e orientação é 151.
120 dias
Além do Procon, Carla Barbosa procurou a Delegacia do Consumidor do DF (Decon), a Promotoria de Defesa do Consumidor (Prodecon) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e o DPDC, do Ministério da Justiça. No caso do Ministério Público do DF, a representação da guia turística resultou em uma ação junto à 1ª Vara Cível de Brasília.
;Eu estava com minhas três filhas e meu marido, em um veículo com 120 dias de uso. Íamos de férias em direção a Fortaleza (CE). Do nada o carro ficou desgovernado. Capotamos em um barranco, minha filha caçula teve traumatismo craniano. Depois que nos tiraram da lataria, apareceu um rapaz segurando a roda e dizendo que tinha se soltado. Uma das meninas poderia ter morrido, todo mundo poderia ter morrido;, indigna-se a guia turística. Segundo ela, o acidente aconteceu em fevereiro deste ano, e o Fiat Stilo dela é modelo 07/07.
O correiobraziliense.com.br procurou a assessoria de comunicação da Fiat em Betim (MG) para que a empresa comentasse o caso, mas não houve resposta até o fechamento desta matéria.