postado em 10/06/2008 08:29
O concurso para técnico bancário da Caixa Econômica Federal está em primeiro lugar no ranking de inscritos: 767 mil. Trata-se de uma seleção nacional para cadastro de reserva, entretanto, com o acordo firmado entre o banco e o Ministério Público do Trabalho, pelo menos 6,3 mil aprovados neste concurso substituirão terceirizados até meados de 2009. Destes, 1,5 mil serão chamados ainda este ano.
Fernando Eufrásio Vieira, de 22 anos, quer ser um deles. Em janeiro do ano passado, ele largou a faculdade de Relações Internacionais no último semestre e passou a se dedicar cerca de oito horas diárias aos estudos e R$ 600 por mês com um único objetivo: ser aprovado em um concurso público. ;Eu não sabia o que ia fazer quando me formasse, larguei tudo por um emprego estável;, afirma.
Acordo
A substituição de tercerizados e a abertura de novas agências são os principais atrativos do concurso. A última seleção, em 2004, interessou cerca de 650 mil candidatos, segundo a instituição.
Na semana passada, um termo de ajustamento de conduta (TAC) assinado entre a Caixa e o Ministério Público do Trabalho estabeleceu um prazo para que os atuais 9.229 terceirizados sejam dispensados. Eles ocupam funções exclusivas a concursados como atuação em agências ou em áreas ligadas à tecnologia da informação. A mudança foi negociada por quatro anos e vai beneficiar também 1,6 mil aprovados no concurso de 2004 ; que tem validade até 23 de agosto.
Leia mais na edição impressa do Correio Braziliense