postado em 10/06/2008 11:45
Os preços do petróleo devem permanecer elevados e voláteis no mercado internacional nos próximos anos, na avaliação do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. Durante palestra em Nova York, sem projetar um nível de preços, o executivo observou que a demanda pela commodity em diversos países emergentes é menos elástica à variação dos preços do petróleo em dólar.
"Eu sei que (o preço do óleo) vai ser maior, muito mais alto do que no passado, mas não tem valor eu dar um número, pois sei que estará errado", disse Gabrielli a jornalistas, após participar de evento organizado pela Câmara de Comércio Brasil-EUA, em NY.
Sobre a demanda pelo petróleo, o executivo citou a questão do câmbio, em função também do diferencial de taxas de juros, observando que a depreciação do dólar ocorre ante diversas moedas, entre elas, real, euro e iene. Ele acrescentou que, em diversos países emergentes, como a China, que não tem câmbio flutuante, a demanda é menos sensível à variação dos preços do óleo em dólares. No lado da oferta, Gabrielli disse não esperar que mais petróleo venha do Oriente Médio no curto prazo, ou seja, em um período de três a quatro anos.