postado em 10/06/2008 22:05
O setor de calçados brasileiro exportou até abril deste ano 2% a mais do que no primeiro quadrimestre do ano anterior, alcançando US$ 684 milhões. A informação foi dada nesta terça-feira (10/06) na bolsa de negócios da moda Fashion Business, no Rio de Janeiro, pelo diretor da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Maurício Medeiros. Ele também é vice-presidente da Associação Brasileira de Estilistas (Abest).
;Isso significa um trabalho também focado no alto valor agregado;, afirmou Medeiros, referindo-se ao crescimento das exportações no primeiro quadrimestre do ano. ;Está se deixando de exportar commodities (produtos básicos minerais e agrícolas comercializados no exterior) e está se exportando marca;, acrescentou.
Ele lembrou que há cerca de quatro anos a Abicalçados criou o projeto denominado Brasil Design, que é um núcleo de marcas de desenho autoral, de alto valor agregado. O objetivo é promover a moda diferenciada, distinta da moda mais massificada.
Maurício Medeiros disse que este ano, além da questão cambial, o grande desafio à exportação de calçados do Brasil é a elevada carga tributária.
Em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), estão sendo investindos R$ 43 milhões nas 350 empresas do setor participantes do projeto, visando ao incremento das exportações.