postado em 12/06/2008 08:05
É hoje o dia dos casais apaixonados trocarem presentes e das lojas fazerem as contas das vendas para o Dia dos Namorados. Segundo levantamento da Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio), 63,2% dos lojistas apostam em crescimento médio de 14,5% nas vendas. Nesta quarta-feira (11/06), muitos vendedores dobraram o turno para conseguir atender os consumidores que deixaram, como de costume, as compras para a última hora. Nesta quinta-feira (12/06), a expectativa é de lojas ainda movimentadas. Muitos deixam para comprar o presente da pessoa amada antes do jantar de comemoração.
Com uma loja a mais na cidade, o desempenho da Maria Filó, especializada em roupas femininas, deve ser 60% superior ao do ano passado, segundo a subgerente da loja do Brasília Shopping, Delva Machado. Lá, os casais são modernos na escolha do presente. ;A namorada escolhe a roupa e depois o namorado passa para pagar e buscar a peça;, revelou Delva. Os gastos dos homens vão de R$ 200 a R$ 300.
Na Any Any do mesmo centro comercial, as vendas para o Dia dos Namorados estão 20% maiores que as do mesmo período de 2007. ;Isso sem levar em conta a quarta e a quinta (ontem e hoje) quando devemos aumentar o movimento;, disse a gerente Cláudia Nóbrega. A maioria dos clientes opta por comprar o presente perto da data da entrega.
É caso da administradora de empresas Adriana Sabóia Gruber, 31 anos. Este é o primeiro Dia dos Namorados depois de seu casamento e ela resolveu preparar um jantar em casa. De presente, comprou um conjunto de taças que ela pode personalizar. ;Ainda não sei o que escrever, mas quero pensar em uma surpresa;, afirmou. Ricardo do Santos, 25, analista de fraudes, contou com dicas da vendedora para escolher o presente e acabou optando por fazer uma surpresa para a namorada.
Para a noite
Enquanto as lojas comemoram as vendas, restaurantes e hotéis se preparam para lucrar mais com os jantares e hospedagens. De acordo com o sindicato do setor, Sindhobar, o faturamento deve ser 10% acima do verificado no ano passado. Nos dois hotéis da rede Naoum, não há mais quartos disponíveis desde a semana passada. As suítes terão decoração especial para a data e buquê de flores. Os restaurantes da rede também têm opções especiais e estão com 50% dos lugares reservados. ;Era um sucesso esperado;, afirmou Maurício Pontalti, gerente de marketing do grupo. No Kubitschek e no Manhattan Plaza, os pacotes incluem jantar e hospedagem. Quem quiser, pode optar só pelo restaurante que terá cardápio especial na noite de hoje.