postado em 12/06/2008 15:57
Revoltados, fãs americanos da popular cerveja Budweiser, liderados pelo governador do estado do Missouri (centro dos Estados Unidos), sede da fábrica, mobilizam-se contra a aquisição do fabricante Anheuser-Busch por seu concorrente belgo-brasileiro InBev.
O grupo ofertante, um dos três gigantes mundiais da cerveja, formalizou na quarta-feira uma oferta de compra da Anheuser-Busch, principal produtor do setor nos EUA, por 46 bilhões de dólares. Se a proposta se concretizar, o grupo se tornará o maior fabricante de cerveja do mundo.O governador do Missouri, Matt Blunt, classificou a operação como "profundamente perturbadora".
Empregos
Anheuser-Busch, cuja sede fica em Saint Louis, "é um grande grupo do Missouri, um grande provedor de empregos (...) Eu me oponho, categoricamente, à venda" do grupo, destacou, embora tenha admitido que não há, até o momento, qualquer "iniciativa do Estado" para se opor à aquisição.
'Invasão estrangeira
Os fãs da "Bud" já criaram uma página na Internet, SaveBudweiser.com, na qual lançaram um pedido contra a venda desse "símbolo americano (...), provedor de milhares de empregos, que distribui milhões de dólares em obras de caridade". Hoje, o abaixo-assinado já tinha recolhido mais de 33.000 assinaturas.
Outra petição, no site SaveAB.com, já tinha coletado mais de 11.000 assinaturas até as 18h GMT (15h de Brasília) desta quinta-feira.
"Com sua ajuda, poderemos enfrentar a invasão estrangeira (...) e lutar para salvar esse tesouro americano. Faremos isso na Internet, nas ruas, nas sedes dos governos dos estados americanos", proclama essa página da web.