Economia

Compras de última hora movimentam o comércio no Dia dos Namorados

;

postado em 12/06/2008 16:06
Como em todas as datas comemorativas, no Dia dos Namorados muita gente deixou a compra do presente para a última hora. A data, comemorada nesta quinta-feira (12/06), estimula a troca de mimos entre os casais e aquece o comércio. A maior parte das vendas acontece nos dias anteriores, mas no 12 de junho o movimento nas lojas mostra que muitos, por esquecimento ou falta de tempo, não escolheram o que dar ao companheiro com antecedência.

O técnico em telecomunicações Diego Venturini, de 20 anos, não lembrou que a data seria comemorada nesta quinta-feira. ;Jurava que era no sábado;, admite. Diego encontrou a namorada, que está com ele há seis meses, pela manhã e não mencionou a comemoração. Somente depois foi advertido por uma amigo que era o Dia dos Namorados. O jeito foi correr para o shopping. ;Ela com certeza ficou esperando que eu falasse alguma coisa e deve ter ficado brava. Não gosto de comprar presentes, mas acho que ela vai gostar do que achei;, diz com a sacola de uma loja de perfume nas mãos.

Uma das vendedoras da loja, Patrícia Freire, conta que o movimento na véspera, nesta quarta-feira (11/06), foi maior. Entretando, as compras desta quinta superam as dos dias normais. ;Sempre é assim, não tem jeito, muitos deixam para achar o presente no último instante;, afirma.

A dentista Rosemary Rodrigues, de 35 anos, é casada, mas faz questão de comemorar o Dia dos Namorados. Ela já escolheu o presente do marido, mas como é uma encomenda que só chega daqui a dois dias, quis comprar outra coisa para não deixar de dar algo na data. A escolha do segundo presente ficou para esta quinta-feira. ;Não dá para passar em branco, então optei por algo que ele adora e sempre tem mesmo que ter além do presente principal: chocolate;, conta.

A administradora Erika Santos, 28 anos, teve dois motivos que a impediram de comprar o presente com antecedência. O primeiro, a falta de tempo. O segundo, o namoro recente, de apenas uma semana. ;É a primeira vez que deixo para a última hora, mas não tinha nem como ter comprado muito antes;, diz.

Vendedora em um estande de sabonetes estilizados, Andréia Sampaio conta que a partir do meio dia o movimento ficou até maior que nesta quarta-feira. ;Sabe aquele ditado que diz que brasileiro deixa tudo pra última hora? Pois é;, diz e exemplifica o dito popular: ;Eu mesma ainda não comprei nada;.

Tática de venda
Uma loja de lingerie de um shopping da cidade decidiu inovar nesta data para atrair a atenção dos clientes. Dois modelos, uma mulher e um homem, estão parados na vitrine como se fossem manequins. Ela, apenas de calcinha e sutiã. Ele, de cueca. A intenção deu certo. Quem passa na frente do estabelecimento demora para ver que se trata de duas pessoas, mas quando percebe leva um susto. ;Quisemos chamar a atenção representando um casal de namorados neste dia que é deles;, explica a gerente da loja, Rejane Pinheiro. De acordo com ela, o movimento está muito maior do que normalmente.

A modelo Daiana Marinho, de 23 anos, acha engraçado ver a reação dos outros: ;É um trabalho diferente. O melhor é ver como as pessoas ficam quando nos vêem;. Depois das oito horas que vai passar em pé na vitrine da loja, ela acredita que ainda terá disposição para sair com o namorado que, garante, não é ciumento. Daniel Reis, de 19 anos, o modelo que acompanha Daiana, não tem esse problema. ;Sou solteiro mesmo, então nem ia fazer nada hoje. Cansa um pouco ficar em pé tanto tempo, mas é divertido ver como todos reagem;, diz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação