postado em 13/06/2008 12:09
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse nesta sexta-feira (13/06) que a autoridade monetária "permanecerá sempre empenhada na manutenção da estabilidade, na manutenção da solidez do sistema financeiro e na manutenção da trajetória da inflação consistente com a definida pelo sistema de metas".
Questionado se isso era um recado sobre a determinação do BC continuar perseguindo a meta de inflação, Meirelles disse que este não é um recado novo. O centro da meta da inflação, definido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), para 2008 e 2009 é de 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.
No discurso, Meirelles afirmou que as instituições têm impacto direto no desenvolvimento econômico e na produtividade, mas não quis comentar se a formalização da independência do BC seria importante nesse sentido.
As declarações foram feitas em discurso de lançamento de moeda comemorativa dos 200 anos da chegada da família real ao Brasil. Na apresentação, Meirelles homenageou instituições criadas pela família real no Brasil, como a imprensa nacional, o Jardim Botânico e o Ministério da Fazenda.