postado em 16/06/2008 19:27
Empresas chinesas e americanas assinaram nesta segunda-feira (16/06) 35 acordos comerciais, por um total de US$ 8 bilhões, como parte de entendimentos oficiais de alto nível sobre temas econômicos, informaram funcionários dos Estados Unidos.
A assinatura desses acordos contribuirá para "o desenvolvimento saudável das relações econômicas e comerciais entre os Estados Unidos e a China", disse o ministro do Comércio, Chen Deming, um dos dirigentes chineses que participou da cerimônia na sede da Câmara do Comércio, em Washington.
Tecnologia, manufatura e telecomunicações
Os acordos se referem principalmente a empresas dos setores de alta tecnologia, manufatura e telecomunicações, explicou Myron Brilliant, vice-presidente para a Ásia oriental da Câmara de Comércio.
Entre as empresas envolvidas estão General Motors, Cisco, Ford, IBM, Oracle e Motorola, assim como a operadora de telefonia celular China Mobile, informou.
Estados Unidos e China manterão na terça e quarta-feira dois dias de "diálogo econômico estratégico" em Annapolis (Maryland), para tentar suavizar as tensões sobre a moeda, contrabalançar as medidas protecionistas e fortalecer a segurança energética.
As discussões reunirão o secretário do Tesouro americano, Henry Paulson, e o vice-primeiro-ministro chinês, Wang Qishan, novo responsável pelas relações com os Estados Unidos, que participará pela primeira vez desta reunião semestral, iniciada em 2006 pelos presidentes George W. Bush e Hu Jintao.