postado em 17/06/2008 16:15
A chegada à França de ricos turistas brasileiros, mexicanos, russos e chineses, com "novas exigências", fará com que o país se dote de uma "classificação cinco estrelas" para seus hotéis de luxo.
O secretário de Estado francês encarregado do Turismo, Hervé Novelli, decidiu encerrar a "exceção francesa", que limita a mais alta classificação hoteleira para "quatro estrelas luxo", e fará um anúncio nesse sentido durante o Congresso nacional de Turismo da França na quarta-feira, em Paris, que ocorre na quarta e na quinta-feira.
A criação de uma quinta estrelas "irá permitir que os hotéis franceses estejam a par de outros países europeus", segundo André Daguin, presidente da União de Ofícios e Indústrias da Hotelaria (UMIH).
A classificação hoteleira atual da França, que remota 1986, está desatualizada. As estrelas (categorias 0 a 4 luxo) são atribuídas pelos governadores das províncias com base em normas quantitativas - como tamanho, telefones, serviços de quarto, dentre outros - que não levam em conta a qualidade da recepção ou a limpeza.