postado em 17/06/2008 17:23
O petróleo West Texas Intermediate fechou em baixa nesta terça-feira (17/06) em Nova York, em conseqüência de realizações de lucros dos investidores e da perspectiva de um iminente aumento da produção petroleira da Arábia Saudita, maior exportador mundial.
Na New York Merchantile Exchange (bolsa de valores de NY, Nymex, na sigla em ingês), o barril de "light sweet crude" para entrega em julho terminou a sessão cotado a US$ 134,01, uma queda de 60 centavos com relação à segunda-feira. Em Londres, o barril do tipo Brent do mar do Norte para entrega em agosto perdeu 99 centavos, fechando a US$ 133,72. Ao contrário das sessões anteriores, a terça-feira foi calma e os preços caíram durante a maior parte do dia.
"Os investidores chegaram à conclusão de que o próximo aumento de produção da Arábia Saudita funcionará. Por causa disso, decidiram capitalizar seus lucros", explicou Phil Flynn, analista da Alaron Trading.
Aumento na produção
A Arábia Saudita se prepara para anunciar um aumento de produção que ficaria entre 200 mil e 750 mil barris diários. A decisão seria divulgada no próximo domingo em Yeda, durante a reunião convocada pelo país para discutir justamente as causas da disparada dos preços do petróleo.
Os Estados Unidos, maior consumidor mundial, comemoraram a iniciativa, mas afirmaram não ter expectativas quanto a um compromisso para aumentar a produção de petróleo na reunião de Yeda.
"Dada a tensa situação da oferta mundial com a redução contínua dos estoques, principalmente nos Estados Unidos, este anúncio é importante", comentou Ellis Eckland, operador independente estabelecido em Chicago (Illinois, norte).