postado em 18/06/2008 15:18
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, pediu nesta quarta-feira (18/06) ao Congresso que permita a extração de petróleo na plataforma continental do país em alto mar - onde, segundo ele, há reservas de 18 bilhões de barris de petróleo.
Em discurso na Casa Branca, Bush atribuiu ao Legislativo (de maioria democrata) boa parte da culpa pela escalada de preços da gasolina nos EUA e pediu a aprovação de quatro medidas para aumentar a produção. Entre as medidas, a que mais de destaca pede a suspensão (em vigor há mais de 25 anos) da proibição de construir plataformas petrolíferas na plataforma continental americana em alto mar.
Segundo ele, a restrição "é antiquada e contraproducente". "O Congresso precisa encarar uma realidade difícil (...) A menos que os membros (do Congresso) estejam dispostos a aceitar preços da gasolina nos níveis dolorosos de hoje, ou mesmo mais altos, nosso país precisa produzir mais petróleo, e temos de começar agora." O presidente fez o pedido um dia depois de o candidato republicano à Casa Branca, John McCain, também propor a suspensão da proibição, em discurso de campanha no Estado do Texas. McCain, no entanto, apresentou cálculos sobre as reservas disponíveis em alto mar que indicam a existência de ao menos 21 bilhões de barris.
Bush também pediu mais uma vez ao Legislativo que permita a exploração na Refúgio Ártico Nacional de Vida Selvagem (ANWR, no Alasca), um parque de 7,7 milhões de hectares. O presidente não conseguiu essa aprovação mesmo quando as duas câmaras eram controladas pelos republicanos.
Por último, Bush pediu rapidez no processo de entrega de permissões para a construção de refinarias no país. Bush reclamou que até agora os democratas rejeitaram "virtualmente toda proposta" para aumentar a produção nacional de petróleo.
Atualmente o preço médio da gasolina superou os US$ 4 por galão (3,78 litros) nos EUA, agravando o arrefecimento econômico do país.
Harry Reid, o líder dos democratas no Senado, destacou em comunicado que explorar as jazidas de alto mar não reduzirá o preço da gasolina. A proposta "representa outro grande presente para as companhias petrolíferas, que já embolsam milhões de dólares de lucro", disse.