postado em 19/06/2008 16:36
A reunião realizada nesta quarta-feira (19/06) pela manhã entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros da área econômica e "economistas ilustres" foi uma "reunião rotineira", para avaliar a conjuntura econômico-financeira do País e do mundo, informou nesta tarde o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ele disse que a conclusão do encontro é que o Brasil tem se comportando bem diante da situação mundial, que combina diferentes choques de preços em matérias-primas (commodities). "O Brasil tem desempenho econômico positivo", disse Mantega, destacando que isso ocorre apesar da alta recente na inflação.
O ministro ressaltou que, mesmo com a aceleração dos índices de preços no Brasil, o governo continua cumprindo as metas de inflação. Mantega disse acreditar que as metas serão alcançadas. O centro da meta da inflação para 2008 e 2009 é de 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.
Mantega destacou que o principal vetor da alta recente da inflação é os alimentos, que, segundo ele, subiram 14% nos últimos 12 meses, enquanto outros produtos juntos subiram pouco mais de 3%. "Fica nítido o papel dos alimentos na alta da inflação", afirmou