postado em 19/06/2008 20:00
A agricultura e a pecuária terão R$ 65 bilhões para investir no período 2008/2009. A informação foi dada pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, ao anunciar o lançamento no dia 2 de julho, em Curitiba, do Plano Agrícola e Pecuário 2008/2009. No ano passado, os recursos para o setor foram de R$ 58 bilhões.
Os investimentos no setor foram definidos em reunião da área econômica nesta quinta-feira (19), no Palácio do Planalto, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Stephanes disse que nos 40 anos em que milita na Esplanada dos Ministérios nunca viu "um consenso como agora, entre todos os entes do governo, de que investir na agricultura é prioritário, No passado havia muitos conflitos nessa direção", disse.
Crise
O ministro avaliou que a crise mundial de alimentos afetou menos o Brasil do que o resto do mundo, porque o país é auto-suficiente em matérias primas, na agricultura e em energia. E para que essa crise não atinja o Brasil, Stephanes defendeu que é hora de investir mais na agricultura e pecuária, aumentando a produtividade.
O ministro da Agricultura adiantou que o governo estuda a criação de um programa para recuperação de pastagens nas áreas degradáveis com financiamento a juros semelhantes ao da inflação, ou seja, de efeito praticamente nulo